Bailarina e pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Brás Cubas – UBC, foi reconhecida pela imprensa local como uma bailarina multimídia. Isto pois, seu corpo cênico é lugar de passagem do clássico e do popular e sua cultura é regada pela erudição acadêmica e a tradição das etnias que estuda.
Foi Articuladora de Dança da Secretaria de Cultura de Suzano por oito anos, tempo em que coordenou o Núcleo de Pesquisa em Dança e o Balé Afro de Suzano, trabalho reconhecido e homenageado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.
Participou de vários workshops e cursos de aperfeiçoamento com importantes mestres da dança clássica, contemporâ-nea e jazz dance, entre eles Adriana Grechi, Sandro Borelli, Neusa Tanaka, Yáskara Manzini, Sayonara Pereira, Cia Cisne Negro Cia Omstrab.
Na Escola de Dança Fernanda Moretti ministra aulas de expressão corporal infantil e jazz dance. É, ainda, instrutora de dança da Secretaria de Cultura de Suzano e diretora e coreógrafa do Balé Afro Órun Ayé. Na diversidade cultural de sua formação e atuação reside a potencialidade de sua arte.
Ariane Mascarenhas é, sobretudo, uma educadora que orienta seus alunos para além do palco, mas para a vida.